Recursos do BOL Mail

Conheça e aprenda a usar as principais funcionalidades do seu e-mail

1. Bate-papo instantâneo com câmera no e-mail

Com o recurso de bate-papo instantâneo, você fala com quem quiser em uma sala exclusiva, sem sair do seu e-mail, e pode usar webcam e microfone. O convite para a conversa pode ser feito a usuários de qualquer provedor: basta digitar o e-mail do destinatário no espaço localizado no menu lateral e clicar em "Enviar convite". Uma janela de comunicação se abre e, assim que a pessoa aceitar, vocês iniciam o papo. Para encerrar, é só clicar em "Sair". Saiba mais sobre o bate-papo com câmera.

2. Leitura de contas externas

Você pode acessar suas outras contas de e-mail diretamente no seu BOL Mail. Com o recurso "Contas externas", é possível reunir até dez contas no seu e-mail principal, sendo possível escolher com qual delas quer mandar mensagens e acessar as pastas pessoais de cada um.

A leitura é feita por IMAP, portanto as mensagens da sua conta externa continuarão no e-mail de origem, a menos que você as apague em qualquer um dos servidores. Saiba mais.

3. Painel de leitura

O painel de leitura serve para você ler suas mensagens sem precisar carregar a página inteira. Selecionando "Abrir painel de leitura" na caixa de entrada, o conteúdo da mensagem que você quer ler será exibido logo abaixo da lista, na parte inferior da tela. Para voltar ao modo convencional, selecione "Fechar painel de leitura". Se desejar que o painel de leitura esteja sempre aberto quando você entrar no e-mail, acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página, à direita, e clique na opção "Mostrar a lista das mensagens com o painel de leitura", localizada na coluna direita. Em seguida, basta salvar as modificações. Com essa opção ativada, o número máximo de mensagens exibidas por página será dez.

4. Função "clique e arraste"

Use a função "clique e arraste" para mover as mensagens para pastas com o mouse: clique sobre a mensagem e, mantendo-a selecionada, arraste a mensagem para a pasta que quiser.

5. Anexo e visualização dos tipos de arquivos

O BOL Mail permite enviar e receber anexos de até 25 MB por mensagem. Ao escrever um e-mail, é possível incluir vários anexos de uma só vez: basta manter a tecla "Ctrl" apertada enquanto seleciona os arquivos com o mouse. 
Ao receber uma mensagem com anexos, é possível reconhecer os tipos de arquivos logo no cabeçalho, por meio de ícones. Eles informam, por exemplo, se um arquivo é uma fotografia  ou um documento do Word .
Ao final da página, o webmail exibe miniaturas dos arquivos anexados e permite visualizá-los (no caso das imagens) e baixá-los. Você também pode salvar todos os arquivos de uma só vez numa pasta compactada, clicando em "Baixar todos os anexos". Se preferir, é possível desativar a exibição de miniaturas dos anexos: entre em "Configurações" e desabilite a opção "Exibir miniaturas de anexos na mensagem", salvando em seguida.
Para aumentar o espaço da sua caixa de entrada para 12 GB, você pode utilizar o serviço BOL Gigamail, que é pago.

6. Antispam

O Antispam checa todas as mensagens enviadas para o seu e-mail antes de chegar a sua caixa postal. Dessa forma, sua conta ficará protegida de possíveis spammers. Mensagens suspeitas são enviadas para a pasta "Quarentena". No modo "Manual", você pode bloquear remetentes e deixar de receber mensagens de endereços indesejados. Caso você encontre alguma mensagem na pasta "Quarentena" que você não considere como spam, basta selecioná-la e clicar no botão "Não é spam". É possível configurar o sistema para agir de forma automática ou manual. Saiba mais na página do Antispam.

7. Visualização de imagens anexadas

 

As fotos que você recebe anexadas a mensagens podem ser visualizadas antes de serem baixadas no computador. Escolha a opção "Visualizar", abaixo das miniaturas localizadas no final do e-mail, ou clique sobre elas. Outra possibilidade é ver as imagens em slideshow. Para isso, clique no link "Exibir todas as fotos (slideshow)", localizado à direita das miniaturas. A partir daí, as fotos serão exibidas automaticamente, mas você também pode pausar a apresentação ou clicar nos botões "Anterior" e "Próxima" para visualizar na sequência e no ritmo que preferir. Para voltar à mensagem, basta clicar em "Fechar" ou em qualquer local da tela, fora da janela do slideshow. As opções de ver os anexos em miniaturas, no final da mensagem, e de visualizar as imagens recebidas em slideshow são configuráveis. Você pode desabilitá-las clicando em "Configurações", link localizado no lado direito superior do seu webmail. Em seguida, retire a seleção do quadradinho correspondente à opção "Exibir miniaturas de anexos na mensagem" e clique em "Salvar modificações".

8. Exibição de vídeos

Quando você recebe um e-mail contendo links, o BOL Mail detecta aqueles referentes aos sites BOL Vídeos, UOL Mais, TV UOL e Youtube e disponibiliza os vídeos em miniaturas no final da mensagem. Basta clicar em "Assistir" para ver o conteúdo ali mesmo, no seu e-mail, sem necessidade de acessar a página de origem. A tela de exibição tem o mesmo formato e os mesmos recursos dos sites de vídeo, com possibilidade de pausar, controlar o volume e exibir em tela cheia.

9. Selecione, marque e destaque mensagens

Use o botão "Selecionar", na parte superior da caixa de entrada, para selecionar, de uma só vez, todas as mensagens, ou só as lidas, ou apenas as não-lidas. Caso queira cancelar a seleção, basta escolher "Nenhuma". No botão mais à direita, em "Outras opções", é possível marcar as mensagens selecionadas como "não lida", "lida", "com" ou "sem destaque". As mensagens com destaque ganham um ícone vermelho [] para diferenciar assuntos importantes ou urgentes. Você também pode acrescentar ou retirar o destaque clicando diretamente sobre o ícone localizado ao lado do remetente, na caixa de entrada, ou dentro da própria mensagem.

10. Ferramenta de busca

A ferramenta de busca, no canto superior direito do webmail, serve para você procurar, dentro da pasta que está aberta ou em todas as pastas, mensagens por assunto, remetente ou destinatário. Coloque a palavra que serve de parâmetro para a busca, defina se quer procurar na pasta local ou em todas, e dê "Ok".

11. Busca rápida de mensagens

A pasta Busca rápida, localizada no menu esquerdo do webmail, permite que o usuário visualize apenas mensagens não lidas ou somente mensagens destacadas com a bolinha vermelha []. Ao clicar, por exemplo, na pasta "Não Lidas", é possível encontrar todos os e-mails que ainda não abertos, até mesmo os que foram filtrados para pastas pessoais. Para encontrar rapidamente mensagens destacadas, basta clicar sobre a pasta "Destacadas". Serão mostradas todas as mensagens marcadas, independentemente da pasta em que a mensagem pode estar salva.

12. Verificação com antivírus

Todos os e-mails são verificados por antivírus antes de chegarem até sua caixa de entrada. No entanto, esta checagem preliminar não dispensa o uso de um programa antivírus completo e atualizado em seu computador.

13. Armazenamento automático de contatos

Todos os endereços para os quais você envia e responde mensagens são armazenados automaticamente na sua lista de contatos. Caso você não queira a inclusão automática, acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página, à direita, e desative a opção "Salvar destinatários na agenda de contatos". Em seguida, clique no botão "Salvar modificações". Você também pode usar as mensagens que recebe para guardar seus contatos. Abra o e-mail e clique no sinal de "+" que aparece ao lado do endereço, e este será incluído na sua agenda. Você pode contratar o serviço pago do BOL Suporte Telefônico para que a equipe do BOL te ajude a manter seu computador seguro e livrá-lo de programas maliciosos.

14. Autopreenchimento de endereços

Com os endereços armazenados na sua agenda, fica mais fácil preencher os destinatários nas mensagens que você escreve. Coloque as iniciais dos contatos no campo "Para", e aparecerão opções de nomes que estão na sua agenda do BOL Mail. O autopreenchimento suporta até 500 contatos. Caso sua lista de endereços ultrapasse esse limite, o recurso será automaticamente desativado. Outro caminho para selecionar os destinatários é, ao escrever uma mensagem, clicar sobre a palavra "Para" ou sobre o ícone de agenda para abrir sua lista de contatos.

15. Organize seus destinatários

O BOL Mail possui uma área de Contatos que torna mais prático o armazenamento de e-mails e cria grupos de destinatários. Para acessá-la, basta clicar no link Contatos, localizado no menu à esquerda da lista de mensagens. Lá, é possível encontrar os contatos com quem você já troca e-mails e agrupá-los em grupos, agilizando o envio de mensagens a múltiplos destinatários.Clique aqui para saber mais.

16. Criação de grupos, em contatos

Para enviar mensagens simultaneamente para várias pessoas, crie um grupo, juntando os endereços armazenados na sua lista de contatos. Para isso, acesse "Contatos" pelo menu lateral e clique no botão "Novo grupo". Preencha o nome do novo grupo e clique em "Ok". Depois, para acrescentar contatos a esse agrupamento, digite o nome do contato ou endereço de e-mail na "Adicionar contatos a este grupo..." e vá inserindo destinatários. Clique aqui para saber mais.

17. Pastas pessoais

Use a opção "Criar/Editar Pastas", localizada no menu à esquerda do seu e-mail, para criar novas pastas e organizar as mensagens recebidas por assunto. O webmail suporta até 1.000 pastas e cada pasta, inclusive as do sistema (Entrada, Lixeira, Enviados etc), armazena até 50 mil mensagens.

18. Filtros

Filtre mensagens recebidas diretamente para uma nova pasta, sem passar pela caixa de entrada. Acesse "Filtros" no menu lateral e clique no botão "Adicionar". Dê um nome para o filtro, defina o parâmetro a ser usado – Assunto/De/Para/Cópia – e para qual pasta irão as mensagens selecionadas pelo filtro. Escolha o parâmetro "Assunto" se quiser filtrar mensagens pelo texto escrito nesse campo, ou escolha "De/Para/Cópia" se quiser filtrar por um determinado endereço de e-mail. Clique em "Salvar". As próximas mensagens recebidas dentro das regras definidas serão encaminhadas automaticamente para a pasta indicada. Lembre-se de que, após a criação do filtro, as mensagens irão diretamente para as pastas, não ficando disponíveis na caixa de entrada. Sempre que houver algum filtro criado, o menu lateral exibirá a informação "Filtros ativados".

19. Formatação de texto

Incremente o texto da nova mensagem com as ferramentas de formatação, indicadas logo abaixo do "Assunto". Altere o tipo, o tamanho e a cor da fonte. Sublinhe ou coloque um trecho em negrito ou itálico. Mude o alinhamento do texto ou coloque-o em uma lista. Escolha uma cor de fundo diferente. Inclua "emoticons". Se não quiser formatação, clique na aba "Escrever sem formatação". Você ainda pode definir que toda mensagem, por padrão, seja escrita sem formatação: acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página, clique na opção "Escrever texto sem formatação" e salve as modificações.

20. Verificação ortográfica de texto

Verifique a ortografia do texto que você escreveu, clicando no ícone  – "Verificação Ortográfica" – na barra de opções de formatação de texto. As palavras que podem conter algum erro de ortografia aparecerão sublinhadas. Com o botão esquerdo do mouse, clique sobre o termo, e a ferramenta dará uma lista de opções para correção. Você pode usar o corretor ortográfico em seis idiomas: Português, Espanhol, Inglês, Italiano, Francês e Alemão.

21. Formatação da assinatura padrão

Você pode criar uma assinatura personalizada para aparecer automaticamente em todas as mensagens que escrever. Acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página, preencha o campo "Assinatura", usando a formatação desejada (fonte, cor, tamanho etc.), e clique no botão "Salvar modificações".

22. Número de mensagens por página

Para configurar o número de mensagens exibidas por página, acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página e, na coluna direita, escolha uma das opções: 10, 20, 30, 40, 50 ou 100. Depois, clique em "Salvar modificações". Lembre-se de que essas configurações são possíveis somente quando você escolhe a opção "Mostrar apenas a lista de mensagens", isto é, mantendo o painel de leitura fechado. Quando o painel está aberto, são exibidas no máximo dez mensagens por página.

 

23. Salvamento automático de rascunho

Por medida de segurança, mensagens abertas há mais de 60 segundos são salvas automaticamente na pasta "Racunhos", por isso, caso sua conexão seja interrompida, vale a pena checar se o que você estava digitando não foi salvo como rascunho. Quando o e-mail é enviado, a mensagem é removida dessa pasta. Se preferir, você pode desativar o salvamento automático de rascunho acessando "Configurações" pelo link localizado no alto da página, à direita. Você também pode salvar manualmente como rascunho um e-mail que queira enviar depois: ao escrever a mensagem, clique no botão "Salvar Rascunho" para que ele seja armazenado na pasta. Depois, basta acessar a mensagem e continuar editando antes de enviar.

24. Mensagens salvas em "Enviados"

Todo e-mail que você envia é salvo automaticamente na pasta "Enviados". Porém, caso você queira que determinada mensagem não seja armazenada, desabilite a opção "Salvar em Enviados", localizada ao lado do campo "Assunto", na hora de escrevê-la. Agora, se preferir que nenhuma mensagem seja armazenada automaticamente, acesse "Configurações" pelo link localizado no alto da página, à direita, e desabilite a opção "Salvar e-mail na pasta Enviados". Em seguida, clique no botão "Salvar modificações".

25. E-mail com cópia e cópia oculta

Caso você queira enviar uma mensagem com alguém em cópia, clique na palavra "Cópia", localizada ao lado do campo "Para", e um novo campo será aberto para você colocar o endereço. Nessa opção, todas as pessoas que receberem o e-mail poderão ver os contatos endereçados. No entanto, se você quiser que o destinatário e as pessoas em cópia não saibam a quem mais a mensagem foi enviada, clique na opção "Cópia oculta" e preencha o campo com os endereços, que ficarão "invisíveis" para quem receber o e-mail.

26. Ordenação de mensagens

Por padrão, as mensagens são ordenadas por data, ficando a mais recente em primeiro lugar, mas também é possível ordená-las pela ordem cronológica inversa (da mais antiga para a mais nova) e ainda por remetente, assunto e tamanho. A ordenação por remetente e assunto segue a sequência alfabética: ao clicar no item, localizado logo acima da caixa de mensagens, os e-mails são exibidos partindo das primeiras letras do alfabeto para as últimas; se clicar novamente, a ordem será invertida, exibindo primeiramente o remetente ou assunto que comece com as últimas letras do alfabeto. A ordenação por tamanho segue a mesma lógica: exibe as mensagens mais "pesadas" em primeiro lugar e, ao clicar novamente, passa a exibir a partir das mais "leves". A ordenação pode ser realizada em todas as pastas, inclusive na lixeira.

27. Serviços adicionais pagos

Você pode dobrar a capacidade de armazenamento de seu webmail BOL adquirindo o BOL Gigamail. São 12 GB para guardar mais mensagens, fotos, arquivos e outros anexos. 
O BOL também oferece serviço de Suporte Telefônico, para tirar dúvidas e ajuda-lo a manter sua navegação rápida e segura.

Hospedagem: UOL Host